Transtorno de Egomania: Entenda a Obsessão Excessiva por Si Mesmo

Egomania

Significado da palavra

Egomania é um substantivo feminino que se refere a um transtorno de personalidade caracterizado por um amor excessivo e doentio por si mesmo. É a obsessão pela própria imagem, habilidades e conquistas, acompanhada de uma falta de empatia pelos outros.

Origem da palavra

A palavra "egomania" tem origem no grego antigo, sendo formada pela junção dos termos "ego" (eu) e "mania" (loucura). Essa combinação representa bem a essência do transtorno, que é a loucura pelo próprio eu.

Advérbios da palavra

- Egomanicamente

Conjunções da palavra

- E - Ou - Mas - Porém - Portanto

Sinônimos da palavra

- Narcisismo - Vaidade extrema - Autoadmiração - Megalomania - Autossuficiência

Definições da palavra

1. Transtorno de personalidade caracterizado por um amor excessivo e doentio por si mesmo. 2. Obsessão pela própria imagem, habilidades e conquistas, acompanhada de uma falta de empatia pelos outros.

Frases que a palavra se aplica

- A egomania desse artista o impede de reconhecer o talento dos outros. - A egomania é um obstáculo para o desenvolvimento de relacionamentos saudáveis. - A egomania pode levar uma pessoa a se isolar socialmente.

Exemplos da palavra em texto

A egomania é um transtorno que afeta muitas pessoas, principalmente aquelas que estão em posições de poder. Essas pessoas tendem a acreditar que são superiores aos outros e que suas opiniões e desejos devem sempre prevalecer.

Um exemplo claro de egomania é o ditador que governa um país com mão de ferro, ignorando completamente as necessidades e desejos do povo.

Rimas com a palavra

- Mania - Melomania - Monomania - Pirexia - Cleptomania

Anagramas com a palavra

- Amigonea - Aminogea

Reading next

Leave a comment

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.